Reportagem 3ª Prova Regional Sul 2010 - Asfalto

 

 

Parece mentira, mas é verdade!

Beja e o CRB receberam a sua primeira competição de radiomodelismo automovel nas classes de velocidade, 1/10-200 e 1/8 Pista naquela que foi a 3ª prova a contar para o Campeonato Regional Sul 2010 da FEPRA.

 

Embora sem estar “pronta” na totalidade, o CRB fez um esforço enorme para que nada faltasse aos 25 pilotos que se deslocaram a Beja e conseguiu organizar uma prova ao mesmo nivel daquele que tem sido hábitual, um excelente ambiente entre todos os praticantes e um bom espectáculo para quem foi ver esta estreia.

Aqui fica um agradecimento muito especial à Câmara Municipal de Beja que igualmente se esforçou para cumprir com o que estava programado, sempre com muita vontade de ajudar a resolver os problemas que surgiram.

Mas vamos à corrida propriamente dita, 20 pilotos da escala 1/10 e 5 da escala 1/8 registaram a maior afluencia deste Regional Sul nesta que foi a sua 3ª prova.

Fim de semana prolongado (para alguns) e mesmo com os mais de 30 graus, foram vários os pilotos que vieram treinar no sábado e que pernoitaram ( uns mais outros menos) na cidade.

Nas primeiras mangas de qualificação da manhã, dava para perceber que os treinos da vespera nem tinham dado para limpar a pista, quanto mais para lhe dar algum “grip”.

 

Mesmo assim 5 pilotos conseguiram rodar no segundo 16, o lider do campeonato Fábio Ramos, João Malveiro , Rogério Araujo, Mário Miranda e Jorge Felix que venceria a serie completando 26 voltas nos 7 minutos de corrida.

 

Resultados da 1ª Série de Qualificações - Escala 1/10 

 

Já na escala 1/8 Pista o jovem Mário Miranda (único piloto a correr nas 2 escalas) dominou conseguindo rodar no segundo 15 acompanhado de Ricardo Costa e Fernando Henriques.

 

Resultados da 1ª Série de Qualificações - Escala 1/8 

 

Na  2ª serie ainda sem conseguir acertar bem com a escolha de pneus e suspensão foram vários os pilotos a baixar os tempos e João Malveiro marca a diferença melhorando o seu tempo total e a sua melhor volta.

 

Resultados da 2ª Série de Qualificações - Escala 1/10

 

Na escala 1/8 os pilotos resolveram “folgar” e apenas João Oliveira que não tinha corrido na 1ª manga, se fez à pista para afinar melhor a sua máquina .

Resultados da 2ª Série de Qualificações - Escala 1/8 

 

Na 3ª e ultima serie de mangas na escala 1/10, Fábio Ramos consegue bater por 25 milésimos a melhor volta de João Malveiro e ainda retira 140 milésimos ao melhor tempo de manga deste ultimo. Já se notava alguma melhoria do estado do piso e das afinações dos carros à pista.

Resultados da 3ª Série de Qualificações - Escala 1/10 

 

Na escala 1/8 foi Fernando Dantas que levou a melhor sobre os seus adversários completando 24 voltas à pista, sendo que Ricardo Costa e Mário Miranda optaram por não correr, concerteza satisfeitos com os resultados obtidos na 1ª serie.

 

Resultados da 3ª Série de Qualificações - Escala 1/8 

 

A 4ª serie da escala 1/8 não se realizou pois o pessoal estava mais virado para o almoço e com a pista “perigosa” como estava para estes impressionantes modelos, aproveitaram para poupar as máquinas para a final de 45 minutos que vinha depois  do repasto.

 

 

 

Na parte da tarde, com a temperatura a subir acima dos 30 graus, as ½ finais prometiam uma luta acesa pelo acesso à final do dia. A ½ Final B não deixou duvidas que era importante manter um bom ritmo e assim 4 pilotos terminaram com 67 voltas os 20 minutos de prova com a victória a sorrir a Filipe Rodrigues seguido de Mário Miranda, Ricardo Furtado e Nuno Bastos estes 3 ultimos separados por pouco mais de 1 segundo.

Resultado da 1/2 Final B - Escala 1/10 

 

Na ½ Final A,  Jorge Felix dominou a corrida desde o inicio deixando o 2º e 3º a 5 voltas, Rogério Araujo e Pedro Nunes. Ivo Bragança na sua estreia em provas FEPRA conseguiu garantir o 4º lugar que dava acesso à tão desejada final.

Resultado da 1/2 Final A - Escala 1/10 

 

Na final de 1/8 Pista Mário Miranda começou com quase dois minutos de atraso com problemas electricos mas não deu hipótese aos seus adversários que, embora todos envolvidos em acidentes ou problemas mecanicos, nunca conseguiram acompanhar o ritmo agressivo deste jovem piloto chegando a rodar no segundo 14 e estabelecendo o record oficial da nova pista de Beja em 14.907 segundos. O podium terminou com Fernando Dantas e Ricardo Costa.

Resultados da Final - Escala 1/8 

 

Chegava então a hora da final de 1/10-200, Mario Miranda viria a acusar alguma fadiga natural para quem tinha acabado de correr 45 minutos e ainda por cima naquele ritmo.

 

Jorge Felix venceu com 105 voltas, mais 2 que o 2º classificado Ricardo Furtado que com Rogério Araujo completaram o podium. A volta mais rápida da final foi de Filipe Vitor mas não retiraram o record de pista a Fábio Ramos que ficou estabelecido em 16.121 segundos na escala 1/10-200. Um dado interessante desta final é que 9 dos 10 pilotos rodaram no mesmo segundo 16 e apenas o estreante Ivo Bragança não conseguiu registar essa marca mas aprendeu concerteza bastante e teve uma experiencia para recordar.

Resultados da Final - Escala 1/10 

 

Terminava assim esta ante-estreia da pista de alsfalto do CRB com a plena consciencia de que ainda há muito para fazer, mas que estamos no bom caminho.

 

Classificação Geral - Escala 1/8

Classificação Geral - Escala 1/10 

 

Gostaria de deixar um agradecimento especial a algumas pessoas, empresas e entidades que colaboraram de alguma forma com o CRB para que esta nova pista seja uma realidade trazendo de novo o Radiomodelismo de velocidade ao Alentejo, a saber

Colaboradores:

Carla Casteleiro
Jorge São Pedro
Fernando Lopes
Suzana
Margarida Chicharo
João Ramos
Carlos Sancho
António Lança
Manuel Mamede

Patrocinadores:

ALMEIDA VIAGENS
AZULEJOS E PAVIMENTOS DE ESPANHA
BJ IMOBILIARIA
BEJACOR
BEJAPARQUE HOTEL
BOTELHO & FILHO
CL PEÇAS
DECISÕES E SOLUÇÕES
EXPRESS GLASS
FRASOMÁQUINAS
GENTE GIRA
GRAÇA & NOBRE
JMSI
JOAQUIM AFONSO DUARTE
JOSE CÂNDIDO CHICHARO & FILHO, LDA
JPDESIGN
KITMÁQUINAS
LIDER INVESTE
M. ÓPTICAS
MANUEL MANUEL
MÁRIO OCULISTA
MC DONALDS
MONTE NOVO E FIGUEIRINHA
MIELE
OURIVESARIA MIRANDA
PIPOCAS & CAMABALHOTAS
RACECAR
RESTAURANTE FRAGO À GUIA
SÓ CAFÉ